Por que um adolescente do terceiro milênio deve aprender História
Vivemos em uma época marcada pela rapidez nas inovações tecnológicas e na transmissão das informações. As notícias veiculadas hoje pela televisão logo serão esquecidas pelo noticiário nos dias seguintes. Em pouco tempo o novo torna-se antiquado.
Pensando nisso, pode parecer inusitado estudar povos antigos, sociedades que já desapareceram. Você também pode se perguntar: para que aulas de História se a Internet pode me fornecer informações sobre o passado?
Obter informações não é o mesmo que obter conhecimento. A informação, por mais completa que seja, precisa ser interpretada e criticada. Por exemplo, você pesquisa na Internet os preços do petróleo entre 1970 e 1980 e descobre que houve uma alta brutal a partir de 1973. Por que ocorreu esse aumento de preço? O que ele significou? Em que afetou a economia brasileira? O que fez o governo?
O estudo de História pode ajudá-lo a organizar as informações, a hierarquizá-las, a interpretá-las e a criticá-las. Enfim, a transformar informação em conhecimento. As aulas de História, por sua vez, têm um papel valioso: propiciam a discussão, o debate e a troca de experiencias, que ajudarão na produção do saber histórico.
Fonte: RODRIGUE, Joelza Ester. História em documento: imagem e texto/FTD, 2006.
http://pt.wikipedia.org/wik/Historiografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário