terça-feira, 24 de março de 2020

TEXTOS PARA OS 7 ANOS A E B

AS CRUZADAS

    No século XI, com a ideia de unificar a cristandade na luta contra os inimigos de Cristo, dentro e fora da Europa, a Igreja lançou o movimento da guerra santa, mais tarde conhecida como Cruzadas.
    O chamado para a "guerra de Deus " foi anunciado pelo papa Urbano II em 1095, no Concílio de Clemont-Ferrand, na França . O objetivo era convocar os cristãos para retomar a cidade sagrada de Jerusalém. Desde o século VII, ela estava em poder dos árabes e, em 1076, foi tomada pelos turcos .      Além do objetivo religioso, interesses políticos e econômicos moviam a Igreja, os nobres e outros grupos sociais  a ingressar no movimento cruzadista.
    Em 1096, partiu a primeira expedição oficial em direção a Jerusalém: a cruzada dos nobres, que fundou Estados Cristãos no oriente e, em 1099, conseguiu tomar Jerusalém. Outras oito Cruzadas oficiais foram organizadas sem, contudo, obter o sucessoda primeira. Jerusalém foi novamente tomada pelos muçulmanos e os estados cristão no Oriente desapareceram.

OS RESULTADOS DS CRUZADAS

Apesar do insucesso religioso, as Cruzadas contribuíram para acelerar as mudanças sociais que já estavam ocorrendo na Europa desse período. Veja algumas delas:

  • Enfraquecimento do sistema feudal, já que , de um lado, os nobres senhores endividaram-se para montar seus exércitos e, de outro, muitos servos que partiram para as Cruzadas não retornaram.
  • O Mar Mediterrâneo recuperou sua importância comercial, pois com as Cruzadas, cresceu o número de embarcações que transitavam por ele.
  • Aumento do comércio entre o Oriente e o Ocidente, principalmente pelos portos de Gênova e Veneza.
Fonte: APOLINÁRIO,Maria Raquel.Projeto ARARIBÁ história. p.96.

Breve explicação: Como já havia explicado em sala de aula, as Cruzadas ocorreram na Baixa Idade Média, isto é , quando a sociedade feudal ja estava em crise(período que vai do século XI ao XV) e quando o comércio estava renascendo. As Cruzadas contribuíram muito para o Renascimento comercial e Urbano da Europa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário